Notícias

terça-feira, 05 de junho 
Prorrogado o prazo para inscrições no 2° Congresso Paulista de Extensão Universitária.
O prazo para inscrições de trabalhos no 2° Congresso Paulista de Extensão Universitária foi prorrogado até 12 de junho.
O evento ocorre em conjunto com o 1° Congresso de Extensão Universitária da UNIFESP (Universidade Federal de São Paulo) e será realizado no campus da UNIFESP (Rua Botucatu, 862 - Vila Mariana) nos dias 9, 10 e 11 de agosto.
Universidades participantes: UNIFESP, UFSCar, UFABC, UNESP, UNICAMP, USP, UNITAU e USCS.


quinta-feira, 01 de julho:
VXII Encontro Nacional do Forproex inicia com debate sobre Política e Institucionalização da Extensão
Nesta quinta-feira (01) o VXII Encontro Nacional dos Pró-reitores de Extensão da universidades públicas brasileiras – FORPROEX 2010 abriu os trabalhos com um amplo debate sobre política e institucionalização da extensão no país, tendo como moderadora a presidente do Forproex, professora Laura Tavares Ribeiro Soares.
Para a composição da mesa foi convidado o representante do MEC, Lucas Ramalho Rangel, que discursou sobre  o Programa  de Fomento à Extensão, conhecido como Proext. “ Avalio como positiva a evolução do Proext pois saímos de recursos na ordem dos 8 milhões para 30 milhões, neste ano de 2010”, comentou o representante.
Lucas Ramalho falou ainda sobre os cuidados que deverão ser tomados com os recursos do próximo ano já que os mesmos serão destinados diretamente para a universidade, além de defender a manutenção do índice de 10% para os projetos de extensão. “ Acredito que  expansão dessas atividades extensionistas para casa de 1 milhão de estudantes seja perfeitamente possível e o FORPROEX tem um papel muito importante na construção dessa política de extensão nas universidades ”, disse Lucas.
Após, foi aberto o debate que contou com a participação de vários Pró-Reitores, além de representantes e coordenadores das áreas temáticas. O vice presidente do Forproex, professor Ciprino Maia, por exemplo, ressaltou a idéia da universalização casada com a curricularização, enquanto o coordenador da área temática de trabalho, Professor Arnaldo Bonfim dos Santos, reafirmou a existência de grandes desafios a serem vencidos pelo fórum.
Ao final da manhã as regionais se reuniram para discutirem sobre o documento que será formulado ao fim do encontro e que atualizará diretrizes para a política extensionista.   



quarta-feira, 12 de maio:
Chamadas Para Publicação

1) A revista Em Extensão, publicação semestral da Pró-reitoria de Extensão, Cultura e Assuntos Estudantis da Universidade Federal de Uberlandia, recebe, até 31/06/2010, trabalhos sob a forma de artigos originais, comunicações, relatos de experiências e resenhas voltados para extensão universitária para publicação no segundo semestre de 2010. Informações sobre a revista e orientações para submissão eletrônica dos trabalhos podem ser acessadas em:
http://www.revistadeextensao.proex.ufu.br

2) A Revista Interagir: pensando a extensão (ISSN - 15198847) foi lançada em 2001 com a finalidade de disseminar os saberes da extensão universitária e ampliar o debate de questões inseridas nas áreas temáticas definidas no Plano Nacional de Extensão. Seu público-alvo inclui profissionais, pesquisadores, professores e alunos de instituições de ensino superior, órgãos públicos e organizações governamentais e não governamentais. No período de 1 de maio a 30 de julho de 2010, a revista Interagir: pensando a extensão receberá trabalhos para avaliação com vistas à publicação nos próximos números.

As normas para a submissão de artigos encontram-se disponíveis em:
http://www.sr3.uerj.br/depext/depex_frentes_trabalho_revista_interagir.htm
 

 __________________________


I SEMINÁRIO DA ÁREA DE SAÚDE DO FORPROEX
II SEMINÁRIO DA ÁREA DE SAÚDE DA REGIONAL SUDESTE

A Universidade FEderal de São Paulo (UNIFESP), com apoio da  UFMG e da UFU, reliza o I Seminário da área de Saúde do Fórum Nacional de Pro-reitores de Extensão da Universidades Públicas Brasileira e o II Seminário de Saúde da Regional Sudeste.


O evento terá como tema a “CONSTRUÇÃO DE UMA POLÍTICA NACIONAL DE EXTENSÃO PARA ÁREA DE SAÚDE”. É destinado para Pró-Reitores e Coordenadores de Programas e Projetos de Extensão na Área da Saúde.

Dias: 11 e 12 de junho de 2010
Local: UNIVERSIDADE FEDERAL DE SÃO PAULO (UNIFESP

Clique aqui e veja a programação e como se inscrever.
 
  _______________________________________________________________________________________


O XXXIV Forproex Regional Sudeste realizado em Vitoria, ES apresenta os principais pontos em debate e apresenta alguns encaminhamentos:
 
29/03/2010 
Abertura oficial com a presença do vice-reitor da UFES, prof. Reinaldo Centoducatte, pró-reitor de Extensão da UFES, prof. Aparecido José Cirillo e coordenadora FORPROEX – regional sudeste, Profª Regina Lúcia Monteiro Henriques
30/03/2010 
Manhã – mesa de debate sobre apoio à extensão universitária com a participação de Lucas Ramalho PROEXT-SESu-MEC. Houve a discussão com o representante do PROEXT com a intervenção de todos os  participantes, esclarecendo dúvidas e apresentando sugestões.
Tarde - Continuamos o debate e iniciamos as apresentações das áreas temáticas
31/03/2010 -  Apresentação e debate sobre áreas temáticas e encaminhamentos


Resumo do Debate com Lucas Ramalho (30/03/2010 pela manha)
Lucas fez uma apresentação sobre o histórico do PROEXT como um programa de apoio e fomento à extensão universitária, os avanços e dificuldades ainda experimentadas.
O PROEXT se constitui hoje como o principal instrumento do MEC de financiamento à extensão. No período entre 2003 e 2008 o investimento foi da ordem de 4 a 6 milhões de reais tendo atendido cerca de 100 projetos ou programas/ano.
A criação de um sistema colaborou para o seu crescimento e consolidação.
Mudou também a presença de outros ministérios no apoio às ações extensionistas através do PROEXT. Havia editais dispersos para extensão em vários ministérios e agora com o MEC capitaneando temos a participação de um número crescente de ministérios.
Por outro lado, com os recursos exclusivamente do MEC e diálogo com as universidades havia maior facilidade de execução. Com mais ministérios ficaram quatro ações orçamentárias, dificultando a operacionalização do PROEXT.
Há outros problemas com a execução orçamentária, divergências quanto ao momento do repasse. A relação direta com os coordenadores dos projetos ou programas gerou dúvidas na interpretação de informações e orientações que contribuíram também para dificultar a execução do PROEXT 2009.
Há uma possibilidade sinalizada pelo MEC para 2010 que é o processo seletivo prever quanto cada universidade receberia e desse modo faria o plano para a inclusão desse recurso na LOA 2011. O PROEXT sendo considerado, assim um modelo de descentralização de recursos. Apresentamos a preocupação com as universidades públicas estaduais e municipais que seriam ainda mais prejudicadas com essa metodologia do que já vêm sendo. As municipais nem foram incluídas nesse edital. Lucas explicou as restrições impostas por instrumentos legais vigentes hoje. O edital será direcionado apenas para federais e estaduais, nem mesmo aquela constantes na minuta permanecerão.
Acha que é preciso a movimentação do FPRPROEX para apresentação e aprovação de projeto de lei que permita o repasse para estaduais e municipais com ação junto às bancadas dos estados.
Com aquela medida persistem problemas como:
- o recurso irá para a universidade e o pró-reitor terá que acompanhar internamente a garantia do uso do recurso para a finalidade dos projetos/programas e suas ações aprovadas no edital.
- o pagamento de bolsas de extensão que depende da aprovação da lei. No momento estão se baseando na lei de estágios (lei 2155 de dezembro de 2009) para o pagamento das bolsas.
No PROEXT 2010 participam 10 ministérios e Lucas entende que nesse momento deveríamos fazer um esforço de tornar o lançamento do edital um ato político pró-extensão universitária, com a presença dos ministros e dos reitores e pró-reitores das universidades.
Foram feitas algumas sugestões de mudanças no edital e esclarecidas aquelas já incorporadas a partir da consulta da presidente do FORPROEX, profª Laura Tavares,  às pró-reitorias.
Outras discussões em relação ao financiamento da extensão, incluindo os informes em relação à ação junto às FAPs em cada estado. O Rio de Janeiro conseguiu, junto à FAPERJ, um edital de apoio à extensão articulada à pesquisa, lançado em março de 2010, com aporte inicial de recursos no valor de dois milhões de reais. Minas Gerais já tem esse apoio da FAPEMIG, com regularidade. São Paulo não conseguiu avançar mais, a comissão formada e anunciada em Belo Horizonte não chegou  a apresentar uma proposta.
Falamos outra vez sobre a necessidade de definirmos se queremos uma agencia específica para  apoio à extensão ou se é a criação de linhas próprias nas agencias já existentes.